terça-feira, 30 de agosto de 2022

O HISTÓRICO PROBLEMA DO HOTEL DE FERVEDOURO

 

O HISTÓRICO PROBLEMA DO HOTEL DE FERVEDOURO



Em outubro de 2005, foi publicado uma matéria no Jornal Fervedouro Notícias (Ano I – Número 003 – Na página 004) intitulada “Vereadores de Fervedouro e Carangola se reúnem para resolver o problema do hotel”. Na matéria, de autoria de Celso Ricardo de Almeida, era detalhado um encontro histórico realizado no dia 27 de agosto de 2005, entre os representantes do legislativo de Fervedouro e Carangola, que se reuniram nas dependências do Hotel e da Piscina de Fervedouro e afirmaram “ser questão de honra a resolução do problema, que está acarretando grandes prejuízos tanto para Fervedouro quanto para Carangola”.

Hoje, em 2022, ou seja, 17 anos depois deste histórico encontro, o problema ainda persiste e nada foi resolvido, ou melhor, foi agravado, o hotel continua sem utilidade sendo degradado pelo tempo e pelos vândalos que a cada dia pilham suas estruturas e bens como se fossem prêmios de uma guerra, e o cenário é justamente esse, destroços se amontoam pelo chão, dando a impressão de uma verdadeira guerra contra o patrimônio histórico.

Objetivando reviver esse encontro e chamar a atenção para este problema, que parece não ter fim, transcrevemos abaixo a matéria que foi publicada no periódico “Fervedouro Notícias”.

 

VEREADORES DE FERVEDOURO E CARANGOLA

SE REÚNEM E PARA RESOLVER O PROBLEMA DO HOTEL





Em uma disputa histórica que se arrasta pelos tribunais há décadas sem encontrar um consenso, Fervedouro e Carangola disputam a propriedade do Hotel Poços do Fervedouro, mas no dia 27 de agosto um encontro entre os vereadores de Fervedouro e Carangola deixou esperanças de que tudo se resolverá.

Estiveram presentes representando o município de Carangola: o vice–prefeito, Lauro Pinga; o vereador Carlos Candinho; a secretária municipal de cultura turismo esporte e laser Amelinha Freitas; a vereadora Valéria Rubio; o  diretor de turismo Leonardo Carneiro; o vereador Moacyr Rosa; o contador da empresa Poços do Fervedouro S/A Sérgio Gomes Amorim e o presidente da câmara municipal de Carangola, o vereador Francisco Cabral (Chico Fogueteiro). De Fervedouro estiveram presentes os vereadores: Joaquim Pedrosa, Renato Martins do Prado, Jaime Demarque, Jota, Joab Sampaio, Marcio Manoel Maia Vicente (Marcinho Padeiro) e o presidente da câmara municipal de Fervedouro vereador Getúlio Gomes Vieira; estiveram ainda presentes o secretário municipal de meio ambiente Sr. Juca Prado e representando a comunidade fervedourense estavam, Ademar Gomes Franchini; Idari Gomes Franchini; Maurílio da Silva Prado; Jesus Jacovini do Prado e Celso Ricardo de Almeida. 

O Encontro teve inicio na porta do Hotel, onde a comitiva de Carangola foi recepcionada, a seguir foram conhecer as dependências do hotel e lá tiveram a oportunidade de verificar as reais condições em que se encontra o hotel. “Fico espantado, uma obra tão bem feita sendo depreciada pelo tempo!”. Comentou o presidente da câmara municipal de Carangola, vereador Francisco Cabral. Todas as instalações do hotel foram visitadas pela comitiva de Carangola que foi de perto acompanhada pelos vereadores de Fervedouro.

Após o hotel ambos se dirigiram para piscina e lá o vereador Francisco Cabral juntamente com a secretária de cultura, turismo, esporte e laser Amelinha Freitas, puderam experimentar a tão falada “água de Fervedouro”.

Após todos se deslocaram para os poços de lama medicinais onde a vereadora Valéria Rubio, acompanhada da secretária Amelinha e do diretor Leonardo, colocaram em suas mãos a lama medicinal e ficaram maravilhados com a reação que es a lama proporciona a pele. “Após passar a lama ela deixa uma ação refrescante” Comentou a vereadora Valéria Rubio.

O encontro que partiu da iniciativa do vereador Francisco Cabral, deixou claro o interesse dos dois municípios em resolver a questão, que já vem se alastrando há décadas. Todos os vereadores presentes afirmaram ser questão de honra a resolução do problema, que está acarretando grandes prejuízos tanto para Fervedouro quanto para Carangola.

Ao término do encontro, que foi finalizado no restaurante “Pensão da Maria” com um delicioso almoço, ficou acertado a formação de uma equipe que irá agilizar as negociações para a resolução do problema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário